A INFLUÊNCIA DO EXERCICIO FISICO NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE

28/04/2010 10:58

A INFLUÊNCIA DO EXERCICIO FISICO NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE

 De acordo com Matsudo (1991)A osteoporose é considerada mundialmente um problema de saúde pública que invalida ou incapacita grande número de pessoas, principalmente mulheres nas últimas décadas da vida devido as alterações hormonais  a exemplo dos estrógenos ( hormônio feminino) , sendo uma enfermidade multifatorial, os fatores de risco mais importantes säo ambientais (falta de atividade física e inadequada ingestäo de cálcio) e, portanto, facilmente modificáveis. Estudos realizados em atletas e näo atletas têm mostrado a influência positiva da atividade física sobre o tecido ósseo. A maioria concorda em que a atividade física consegue incrementar o pico de massa óssea atingido nas primeiras décadas da vida, manter a massa óssea e diminuir a taxa de perda da massa óssea que acontece normalmente com o decorrer da idade e que é mais intensa nos primeiros anos após a menopausa. No entanto, o exercício näo consegue reverter a perda óssea ou restaurar a integridade óssea, nem modificar os efeitos deletérios do hipoestrogenismo (diminuição dos níveis de estrogênio) ou da baixa ingestäo de cálcio. A prevençäo da osteoporose começa na infância e vai ao longo da vida incrementando o nível de atividade física e mantendo uma ingestäo adequada de cálcio e níveis ótimos de estrógenos nas mulheres. O efeito do exercício sobre o tecido ósseo é localizado e depende da intensidade, tipo, freqüência e duraçäo da atividade física, sendo mais benéficas as atividades que suportem peso, como a caminhada, corrida e musculação. O tratamento e a prevençäo da osteoporose säo também multifatoriais. No entanto, mantendo condiçöes hormonais normais, a atividade física é o principal meio para manter uma saúde esquelética e para tratar o paciente com esta doença ósteo-metabólica.

Baseando-se em Ocarino (2006) resultados demonstram os efeitos benéficos da atividade física no tecido ósseo, a prática de esportes vem sendo cada vez mais indicada na prevenção e até mesmo no tratamento da osteoporose.

Previna-se o quanto antes e evite ter osteoporose mais tarde, faça uma atividade física prazerosa e tenha uma alimentação balanceada, pois seguindo essas dicas você terá uma vida saudável e com muito mais vigor.