Celulite - derrotar a eterna inimiga

28/05/2011 19:51

O que é a Celulite?

Falamos de celulite quando existe um transtorno do tecido subcutâneo (aquele que está imediatamente debaixo da pele) que se produz quando as células adiposos (células gordas) aumentam em número e tamanho de forma desmensurada. Este crescimento comprime os capilares sanguíneos e linfáticos, o que dificulta a circulação e dá lugar a obstruções que impedem a eliminação de toxinas. Estas células transpassam as paredes dos vasos sanguíneos e depositam-se nos tecidos circundantes da pele, em varias direções. É o que chamamos de pele casca de laranja. Esses vultos, cheios de adiposos, estão formados por fibras de colágêno que não perderam a sua elasticidade.

 Origem da Celulite

Está relacionada com a atividade hormonal, a predisposição genética, os problemas de circulação e a retenção de líquidos e vê-se agravada por fatores externos como dietas, o consumo de álcool e fumo, o sedentarismo, o uso de certos fármacos - como a pílula contraceptiva - a obesidade e o stress.

 A celulite não é uma doença

A celulite geralmente não é dolorosa (pode doer num grão mais acentuado por problemas circulatórios ou nos dias prévios ao período) como também não é prejudicial para a saúde, é um problema estético e como tal temos de lhe dar a justa importância.

 Quem tem maior risco de desenvolver Celulite

As mulheres menos afetadas são as altas e magras. A celulite aparece sobretudo entre aquelas mulheres que, pela sua disposição hormonal, possuem formas particularmente femininas. O hormônio responsável, o estrogénio, não só rege a divisão das células adiposas, como também faz com que o tecido conjuntivo (pele) seja folgado e macio. Deste modo, com uma alimentação errada e a falta de exercício, as células de gordura podem “acampar à vontade”.
Dado que durante a gravidez a produção de estrogenios é maior, os primeiros sintomas de celulite costumam aparecer neste período.

 Como se reconhece a Celulite?

Durante anos, o “teste do beliscão” considerou-se um procedimento eficaz para diagnosticar a celulite. Este teste consiste em apertar a pele entre os dedos polegar e indicador e verificar se se formam vultos. Hoje em dia, fala-se de celulite quando a pele se ondula ligeiramente.

 Que tipo de pele de casca de laranja tenho?

Observe-se frente ao espelho. Consoante a gravidade, vamos estabelecer 3 fases:
Fase I: De pé ou deitada, não vê nada de diferente na sua pele mas a celulite aparece quando a belisca.
Fase II: a sua pele está lisa quando esta deitada mas acolchoada quando se pôe de pé.
Fase III: na pele formam-se ondas em qualquer posição.

 Qual é a natureza da minha Celulite?

Não existe um único tipo mas sim vários:

1. A aquosa: representa 75% dos casos. Menos localizada, acentua-se durante os períodos de mudanças hormonais (síndrome premenstrual, puberdade, gravidez e menopausa). A origem deste tipo de celulite está em problemas circulatórios, linfáticos e sedentários.

2. A adiposa: é aquela que tem uma cor branca. Localizada na maioria dos casos no abdómen, nas ancas, nas coxas ou na parte interna dos joelhos. Às vezes é acompanhada de excesso de peso.

3. A fibrosa: está instalada há muitos anos, é dura ao contato, dolorosa ao beliscá-la e um pouco violácea.

 Como combater a Celulite?

a) Fazendo uma alimentação equilibrada, optando pelos legumes e proteínas como a base da nossa alimentação. Não podemos esquecer que estes alimentatos são seus aliados por dois motivos principais:

  1. São saciantes: e por isso vão servir como inibidores naturais do apetite.
  2. “Alimentam” os músculos de forma a combater a tão temida flacidez.

b) Beber diariamente, no mínimo, um litro e meio de água. Lembre-se que “água expulsa água” e portanto toxinas. Hidrate-se constantemente bebendo pequenas quantidades ao longo do dia.

c) Evitar enlatados, frituras, doces ou enchidos (estes alimentos fazem com que a água se acumule nos tecidos) porque deixam substâncias tóxicas e incentivam à retenção de líquidos (é um transtorno metabólico que acontece no nosso corpo e que consiste na acumulação de água ou de outras substâncias no nosso organismo).

d) Eliminar, na medida do possível, tanto café como tabaco - ambos são vasoconstrictores: diminuem o tamanho dos vasos sanguíneos, reduzem a quantidade de sangue que chega á periferia do corpo, impedem a oxigenação dos tecidos e deste modo entorpecem também o metabolismo nos tecidos celulíticos.

e) Eliminar as bebidas alcoólicas que favorecem a retenção de líquidos.

f) Evitar o uso frequente de peças de roupa justas porque dificultam a circulação e de saltos altos porque impedem o funcionamento correcto dos músculos das pernas.

g) Praticar exercício físico de forma a desenvolver os músculos e fazer a gordura desaparecer.