Combata seu estresse praticando atividade física.

22/09/2010 15:32

 

 

 

Nos dias de hoje onde as pessoas acordam cada vez mais cedo, pegam suas respectivas conduções e tem uma carga de trabalho que em sua maioria ultrapassa as quarenta horas semanais seu pico de estresse chega a um limite próximo de um colapso. A atividade física faz com que o indivíduo melhore seu organismo como um todo, em nível muscular, articular, ósseo. É muito útil na redução do estresse, porque à medida que o indivíduo se adapta a atividade fisica, o organismo é fortalecido e treinado a reagir mais calmamente quando as mesmas respostas são desencadeadas por um estresse mental. Além disso, a prática da atividade física diária serve como uma "válvula de escape" das preocupações dos indivíduos, distraindo-os daquilo que os aflige, fornecendo uma sensação prazerosa de realização pessoal, o que melhora o seu próprio ânimo e a sua auto-estima e confiança.

Antes de tudo, a atividade física deve proporcionar prazer, fazendo esquecer dos problemas diários, pelo menos dentro deste período de tempo em que está sendo praticada; senão, o próprio exercício será um fator de alto estresse negativo.

Durante a atividade física a hipófise aumenta a produção de endorfina, que é um hormônio responsável pelo bem-estar, dando a sensação de mais tranqüilidade e euforia.
Os exercícios contra-resistentes, no caso a musculação, são um exemplo de atividade física que acarreta melhorias mensuráveis da força, resistência e hipertrofia muscular, favorecendo a auto-imagem positiva e elevando a auto-estima e em conseqüência diminuindo os níveis de estresse.
Para se ter uma melhora da qualidade de vida e diminuição do estresse, não há necessidade de se permanecer muito tempo praticando exercícios físicos.

 

 

Referência: http://www.hospitalgeral.com.br/1_com/qual_vida/estresse

 

Arilmar de Araujo Personal Trainer Itaguai:

professor de Educação Física e personal Trainer

Pós Graduado em Fisiologia do Exercício e Avaliação Funcional

Tel: 7732-3926     email: araujofitnessrj@hotmail.com     site:araujofitness.webnode.com.pt