Omega 3, fonte de saúde

18/05/2011 15:56


A alimentação adequada é crucial em cada etapa das nossas vidas e é fundamental estar consciente de outros nutrientes diferentes das habituais vitaminas e minerais, bem como das formas como os quais afectam o nosso bem estar. Um conjunto extremamente significativo de nutrientes são os ácidos gordos ómega 3 que servem como componentes essenciais para a construção das células e tecidos cerebrais.

A maior fonte de ácidos gordos ómega 3 são os peixes de água fria como o salmão, sardinha, cavala, bacalhau, etc. São também encontrados no óleo de fígado de peixe, mas estes têm muita vitamina A para serem usados como fonte única. É preferível o óleos da parte carnuda do peixe porque tem pouca ou nenhuma vitamina A.

Uma forma deliciosa de incluir ácidos gordos essenciais na sua dieta é adicionar salmão à mesma.

Esta é uma fonte especialmente rica em ómega 3 bem como deliciosa. Ingerir entre três a cinco porções por semana é o suficiente e será muito fácil de adicionar a uma dieta saudável. Uma opção para os vegetarianos são as nozes, embora não sejam tão ricas em ómega 3 como as fontes de peixe.

Os ácidos gordos ómega 3 têm um efeito benéfico nos níveis do colesterol.

Podem também ajudar a manter  saudável o sistema cardiovascular ao reduzir os níveis dos trigliceridos. Quer tome o ómega 3 em suplemento ou o ingira em alimentos, como parte da sua dieta, eles são gorduras saudáveis, em moderação, e são muitas vezes referidos como gorduras super insaturadas.

Outro benefício do ómega 3 do peixe ou como um suplemento nutricional é que ele torna as plaquetas menos “espessas” e ajuda a prevenir a coagulação indesejada do sangue. (É recomendado que aquelas pessoas que estão a tomar anticoagulantes do sangue ou outro tipo de medicação, consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.)

Estudos demonstraram que diminui o risco de ataque cardíaco e enfarte.

A deficiência em ómega 3 pode levar a vários problemas de saúde nos seres humanos. Estudos conduzidos por médicos profissionais sugeriram que a desordem da deficiência na concentração, asma e outras alergias podem estar relacionados com uma menor ingestão dos ómega 3.

Cápsulas de óleo de peixe são a forma de suplemento de ómega 3 mais comum.

Esses suplementos devem ser certificadamente livres de mercúrio e outros metais perigosos. Muitos têm sido purificados para que o corpo consiga assimilar os ácidos gordos mais facilmente.

Acredita-se que os ácidos gordos têm um forte efeito anti-inflamatório no corpo e estão agora a ser estudados para combater a dor e a incapacidade das enxaquecas. Alguns estudos demonstraram que 87% dos pacientes tiveram alívio das enxaquecas através destes suplementos.

Ómega 3 beneficia o corpo humano de tantas formas que é assustador saber que apenas 2% da população Norte Americana está a ingerir as quantidades diárias recomendadas.